O cenário de pandemia causada pelo Covid-19 tem feito governos e prefeituras optarem pelo cancelamento de eventos com público, como medida de combate a proliferação da doença. Ontem, 14/03, o Governo do Estado de São Paulo juntamente com a Prefeitura de São Paulo anunciou a suspensão das aulas na rede de educação pública. As escolas ficarão abertas na semana do dia 16 a 20/03 como medida de orientação aos alunos e pais.
Pensando nisso, e sem saber o tempo em que essas medidas ficarão em vigor, separamos algumas dicas de ferramentas gratuitas que possibilitarão o uso das tecnologias para transmissão das aulas online para os estudantes.
Se sua escola, universidade, curso ou empresa não aderiu a cultura do EaD, as dicas apresentadas nesse post ajudarão a mudar esse cenário.
Dica número #1 – Uso das ferramentas da Google para transmissão ao vivo das aulas e conteúdos
Todas as atividades desenvolvidas pelos professores em sala de aula podem facilmente ser realizadas com a adoção dessas ferramentas e boas práticas.
A primeira delas é o Hangout Meet, que permite o uso de bate-papo e transmissão ao vivo de conteúdo. Na prática o professor pode ministrar seu conteúdo como se estivesse na sala de aula, à medida que os alunos acompanham tudo em tempo real. (A Google tornou a ferramenta totalmente gratuita por causa do Covid-19).
A segunda ferramenta da Google que vamos indicar é o Youtube. Assim como o Haugout, ele permite a abertura de bate-papo, transmissão ao vivo, armazenamento do vídeo pós transmissões e o uso do streaming de conteúdo com redes sociais como Facebook e Instagram.
Dica número #2 – Uso das ferramentas da Microsoft para transmissão de aulas ao vivo
A primeira ferramenta que apresentaremos é o nosso velho conhecido Skype. Ele permite ao professor a criação grupos (salas) para a realização de uma vídeo conferência ao vivo. E através do chat os alunos podem interagir diretamente com o professor, tudo isso em tempo real, aliado ao uso do OneDrive permitirá a troca facilitada de arquivos entre os discentes e o docente.
A segunda ferramenta é a Microsoft Teams que faz parte do pacote office 365, vale lembrar que a empresa tem parceria com o Estado de São Paulo e Prefeitura e com isso os professores e alunos têm acesso gratuito ao pacote student do office 365. Nela, assim como no Skype, o professor criará uma turma com os participantes e iniciará a transmissão ao vivo e os alunos também poderão interagir em tempo real.
Dica número #3 – Uso do Zoom para transmissão de Aulas e Webinários ao vivo
o Zoom, que é da empresa de mesmo nome, possibilita a transmissão de vídeo ao vivo para até 100 participantes na versão gratuita em aulas de até 40 minutos. Sua vantagem está relacionada a criação de grupos no chat. Por exemplo: imagine que o professor quer usar uma atividade em estilo debate e dividir a turma em dois grupos, um favorável ao tema proposto e outro contrário. Os alunos poderão traçar estratégia nesses grupos individuais (disponíveis apenas aos participantes adicionados neles) e fazer a contraposição no Chat público com a intermediação do professor.
Dica número #4 – Google Class para o gerenciamento dos objetos de aprendizagem digitais
Sim! Se você é uma instituição de ensino ou professor da rede pública, certamente terá acesso a essas ferramentas Google for Education, se não for terá acesso padrão ao Google Sala. Na prática é uma plataforma online para a gestão de conteúdos disponibilizados aos usuários com conta Google. Através dela, o professor disponibilizará link de vídeos (ao vivo ou gravados), link para podcasts, organizará turmas, atividades, documentos, quizzes, pesquisas surveys e muito mais! Fazendo da aula online um ambiente de aprendizagem ativo e prazeroso.
Curiosidade: Essa ferramenta foi criada em parceria com professores e permite que você tenha em tempo real os resultados e notas dos seus alunos.
Ao adotar essa ferramenta, professores e alunos podem trocar conteúdos, arquivos e muito mais em tempo real. Imagine as possibilidades de fazer educação com uma sala de aula virtual para cada turma de alunos? Por isso que ela é nossa preferida.
Dica número #5 – Armazenamento e compartilhamento de arquivos online
A primeira ferramenta é o Google Drive, que compreende a uma nuvem para armazenamento de arquivos em que o professor poderá criar subpastas/pastas e compartilhar os conteúdos com as turmas. Da mesma forma os alunos poderão disponibilizar arquivos de suas atividades realizadas para a consulta e avaliação do professor.
A segunda ferramenta é o OneDrive, ela pertence à Microsoft e funciona de forma bem semelhante ao Google Drive, basicamente é utilizada para armazenamento e trocas de arquivos e formulários na nuvem.
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Prometemos falar sobre as atividades que os professores podem e devem utilizar na modalidade online, ceto? Vamos ver quais são.
#1 Vídeos gravados
O professor pode gravar vídeos a partir de seu celular/computador, fazer a edição com apps gratuitos, em seguida disponibilizá-los para os alunos como conteúdo complementar as aulas que foram ministradas. Esse recurso também poderá ser solicitado aos alunos como forma de avaliar aprendizado ou como recurso à apresentação de seminários.
#2 Podcast
O professor pode gravar de seu comutador ou celular pequenas pílulas de áudio para reforço de aprendizagem ou transmissão de conhecimento aos alunos. Também é possível solicitar que os alunos compartilhem o mesmo formato de conteúdo para avaliar o aprendizado.
#3 Atividades de múltipla escolha e testes
O professor poderá criar atividades de múltipla escolha como medida de acompanhamento dos alunos, tendo um resultado individualizado pára atiar de forma consultiva sob o aprendizado, assim como realizar atividades de teste (provas) e documentar esse resultado ao preencher as notas no diário ou no sistema da secretaria de educação.
#4 OneDrive e Google Drive
O professor poderá usar/criar pastas do OneDrive/Google Drive destinada à turma para que os alunos enviem fotos, digitalização e prints das atividades que estão desenvolvendo em casa, inclusive fotos do caderno. Essa é uma forma eficiente de acompanhar de perto o desenvolvimento dos alunos.
# 5 Mural – Google Class
O mural da Google Class também pode ser utilizado como um fórum, permitindo que os alunos interajam entre si e com o professor.
# 6 Google forms e ferramentas de formulário da Microsoft no Office 365.
Essas fermentas permitirão ao professor criar diferentes tipos de formulários diversificando os modelos de atividade e a interação com os alunos. Uma dica bacana é usar um dos formulários para fazer pesquisas de satisfação e qualidade.
Viu quanta coisa bacana dá para fazer de graça usando as ferramentas de educação online gratuitas? E o mais vantajoso é que todas essas ferramentas são compatíveis com dispositivos móveis.
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E de bônus, compartilharemos com vocês o link com uma lista de editores de vídeos gratuitos para celulares e computadores juntamente com a indicação de três bancos de imagens gratuitos.
Apps de edição de vídeo para Smartphone:
Apps de edição de vídeo para computador:
Três bancos de imagem gratuitos.
Seguindo a Filosofia da Lógos, nas próximas semanas disponibilizaremos um curso livre e gratuito, através do Google Class, ensinando a usar essa ferramenta da Google e a produzir objetos digitais com celular, computador e PPT.
Sigam-nos nas redes para acompanhar o lançamento desse curso. Até breve!